quarta-feira, 5 de junho de 2013




Olá,
     consegui um acordo com a professora de português: se para o ensino de matemática o uso de narrativas é importante, vou propor aos alunos para que produzam narrativas com o apoio das aulas de português. 
Ao longo da vida, os homens ouvem, contam, lêem ou escrevem narrativas com as mais variadas intenções. Fatos do cotidiano são narrados, sentimentos são manifestados, crenças e conhecimentos são construídos por meio das mais variadas histórias.
Nas aulas de matemática a comunicação ocorre em diferentes modalidades: forma de texto – linguagem materna ou linguagem matemática, tabelas, gráficos, obras de arte, imagem – visual ou pictórica, figuras geométricas etc.
A produção de textos nas aulas de matemática cumpre um papel importante para a aprendizagem do aluno. A literatura é por excelência um espaço de síntese da experiência humana, das emoções e, por isso, seu uso tem sido destacado em diversos estudos como privilegiado para o trabalho interdisciplinar. O texto nas aulas de matemática contribui para a formação de alunos leitores, possibilitando a autonomia de pensamento e também o estabelecimento de relações e inferências, com as quais o aluno pode fazer conjecturas, expor e contrapor pontos de vista.
Espero que meus alunos encontrem, na narrativa, a manifestação de seus pensamentos matemáticos, bloqueados pela linguagem matemática. 
Abraços,
    ELIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário