Olá,
consegui um acordo com a professora de português: se para o ensino de matemática o uso de narrativas é importante, vou propor aos alunos para que produzam narrativas com o apoio das aulas de português.
Ao longo da
vida, os homens ouvem, contam, lêem ou escrevem narrativas com as mais variadas
intenções. Fatos do cotidiano são narrados, sentimentos são manifestados,
crenças e conhecimentos são construídos por meio das mais variadas histórias.
Nas aulas de
matemática a comunicação ocorre em diferentes modalidades: forma de texto –
linguagem materna ou linguagem matemática, tabelas, gráficos, obras de arte,
imagem – visual ou pictórica, figuras geométricas etc.
A produção de
textos nas aulas de matemática cumpre um papel importante para a aprendizagem
do aluno. A literatura é por excelência um espaço de síntese da experiência
humana, das emoções e, por isso, seu uso tem sido destacado em diversos estudos
como privilegiado para o trabalho interdisciplinar. O texto nas aulas de
matemática contribui para a formação de alunos leitores, possibilitando a
autonomia de pensamento e também o estabelecimento de relações e inferências,
com as quais o aluno pode fazer conjecturas, expor e contrapor pontos de vista.
Espero que meus alunos encontrem, na narrativa, a manifestação de seus pensamentos matemáticos, bloqueados pela linguagem matemática.
Abraços,
ELIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário